Quem Somos

O Núcleo Psicanalítico de Salvador iniciou seus primeiros passos quando a psicanalista Maria Cristina Borja Gondim, membro efetivo da International Psychoanalytical Association (IPA), mudou-se para esta cidade, em 2003, iniciando um grupo de estudos.

Este grupo, foi o germe do atual Núcleo Psicanalítico de Salvador.

Em 2004 a Associação Brasileira de Psicanálise (atual FEBRAPSI), que congrega as Sociedades de Psicanálise Brasileiras componentes da IPA, realizou aqui, a primeira Jornada, com o título “Perspectivas teóricas em psicanálise: correlações com a prática clínica”.

Ao realizarmos o primeiro evento da ABP/FEBRAPSI em Salvador, fizemos história. Demos um passo, plantamos uma semente. Fomos acolhidos pela sociedade baiana, expresso na aceitação do convite para participação na abertura do evento pelos representantes da Secretária Municipal da Saúde, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Psicologia, Espaço Psicanalítico da Bahia, Espaço Möebius, Colégio Psicanalítico da Bahia, Escola Brasileira de Psicanálise, Campo Psicanalítico de Salvador, Faculdade de Medicina da UFBA, e pelos Coordenadores e Diretores dos cursos de Psicologia das Faculdades Ruy Barbosa, FTC, Bahiana, Jorge Amado e UNIFACS.

O clima de satisfação ao término do evento foi unânime, e o balanço final acentuava a diversidade, não como obstáculo, mas como possibilidade de convivermos, construirmos e nos enriquecermos.

Em 2006 durante a Jornada, Pedro Gomes, presidente da ABP/FEBRAPSI, oficializa a fundação do Centro de Estudos Psicanalíticos de Salvador (CEPssa).

Prosseguindo em sua trajetória, o CEPssa tornou-se NÚCLEO PSICANALÍTICO DE SALVADOR em reunião da Febrapsi no segundo semestre de 2010, com o patrocínio da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, na gestão Febrapsi de Leonardo Francischelli.

Estamos na privilegiada situação de desfrutarmos do patrocínio da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro, de contarmos com um representante regional da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, e sermos membros componentes da International Psychoanalytical Association (fundada por Freud em 1910), da Federación Latino Americana de Psicoanálisis e da Federação Brasileira de Psicanálise.

Desde então as atividades têm sido constantes e proveitosas, com o objetivo de divulgar a psicanálise e aprofundar o trabalho clínico dos membros.

Entre Congresso, Jornadas, cursos e reuniões cientificas fomos tecendo a história do Núcleo Psicanalítico de Salvador, recebendo sempre grande apoio das Instituições e analistas brasileiros e até de outros países. 

Alguns exemplos de nossas atividades ao longo de nossa história: 

2007 – II Congresso Luso-Brasileiro de Psicanálise.

2008 –  I Jornada: O Psicanalista na Sessão.

2009 – II Jornada: Agonias Impensáveis: Privação e Violência.

2011 – Simpósio: Clínica Contemporânea.

2012 – Conferência: Pulsão de Morte (Freud) x Função Desobjetalizante(Green) – Carlos Gari Faria (SPPA).

2013 – Conversando com o autor – Sergio Nick (SBPRJ) e Paulo Duarte Guimarães (SBPSP).

2014 – Conferência: O paciente medicado – Bernad Miodownik (SBPRJ).

2017 –Jornada Preparatória para o XXVI Congresso Brasileiro de Psicanálise: Morte e Vida – Releituras Psicanalíticas. 

Além disto, promovemos inúmeros cursos, abaixo alguns exemplos:

2007 -  Curso “De Freud aos Contemporâneos: História das Idéias Psicanalíticas”.

2007 - Ciclo “Cinema e Psicanálise” em parceria com a Megastore Saraiva.

2008 – Encontro com Steven Knoblauch, psicanalista e PhD da New York University

2009/2010 -  Curso “Observação de Bebês segundo o Método de Ester Bick” – Vania Bustamante

2011 – Reflexões sobre o setting psicanalítico – Maria Cristina Borja Gondim (SBPSP/SBPRJ).

      2012 – Estudos sobre o Narcisismo - Maria Cristina Borja Gondim (SBPSP/SBPRJ).

      2011 a 2013 – O pensamento de Winnicott – Anna-Maria Bittencourt (SBPRJ).

      2013 – Clínica dos Transtornos de Personalidade Narcisista - Maria Cristina Borja Gondim (SBPSP/SBPRJ).

      2014 – Família –Eliane Contrim(SBPRJ), Paulo Bianchini(SBPRJ) e Anna Rosa Trachtenberg (SBPdePA).

     2014 e 2015 – A investigação psicanalítica do Casal e da Família – Eliane Contrim (SBPRJ), Flávia Strauch (SBPRJ), Paulo Bianchini (SBPRJ), Regina Trotto (SBPRJ).

    2016 – Teoria e Técnica de Psicanálise de Adolescentes –  Sergio Nick (SBPRJ), Helena Surreaux (SBPPA), Flávia Strauch(SBPRJ), Paulo Humberto Bianchini(SBPRJ) e Tereza Rocha(SBPRJ).

    2016 – Gravidez, Nascimento e Construção do Psiquismo – Paulo Humberto Bianchini (SBPRJ), Maria Tereza Naylor (SBPRJ), Marcia Ganimee(SBPRJ), Maria da Conceição Moraes Davidovich(SBPRJ), Maria Regina Trotto(SBPRJ), Joaquim Amelio Couto Rosa (SBPRJ), Marluce Aguiar Rojas(SBPRJ), GenyTalberg(SBPRJ), Helena Guedes Pereira(SBPRJ), Alfredo José Pasin(SBPRJ) e Lucia Moret(SBPRJ).

2017 –Sobre las Adolescências: Aspectos Técnicos e Clínicos – Eliana Tomaszecwski (APdeBA).